+ Blog
 |-+  Fórum Fiat 500
  |-+  Comunidade Fiat 500» Tudo sobre o Fiat 500» Experiências - 1.3 mjet
Username:
Password:

Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: Experiências - 1.3 mjet  (Lida 1192 vezes)
BTioL
Newbie
*

Ver Perfil
« em: Julho 11, 2009, 08:05:14 »

Olá!

Como alguns users já devem saber, estou neste momento a pensar na compra de um fiat 500, pelo que neste momento estou a pesar os prós e contras da compra do 1.3 mjet (em detrimento do 1.2).

Quanto a custos, pelas minhas contas tendo em conta o tempo que pretendo manter o carro, acaba por pelo menos amortizar a diferença de preços entre os dois motores.

Como vou fazer diariamente cerca de 85 Km, 70% em auto-estrada e 30% em cidade, e queria saber as vossas opiniões em relação ao 1.3.

Tenho lido por aqui a referência ao problema de durabilidade do óleo neste motor, mas não ouvi nenhum relato bem detalhado de como estão as coisas neste momento. Os users que se queixam de terem mudado o óleo pela primeira vez cedo demais, continuaram a ter que faze-lo ou foi um caso isolado? É que ter de andar a mudar o óleo constantemente é um custo até um bocado grande ser se já se fizerem alguns quilómetros como eu vou fazer...

Neste momento, se pudessem escolher teriam ido na mesma para o 1.3 em vez do 1.2 (até a nível de performances)?

Obrigado  Wink
Registado
Ped
Global Moderator
Hero Member

Ver Perfil E-mail
« Responder #1 em: Julho 12, 2009, 06:59:55 »

sinceramente se puderes 1.3.
o motor 1.2 nao existe nao tem alma nao tem nada mesmo.
eu com o meu 1.3 neste momento ando com media de 4.6 o que no 1.2 e impensavel porque o motor e atmosferico e qualquer coisa e so queimar rotaçao.
eu modei oleo cedo cerca dos 17 mil mas agora o carro tem 34 mil e ainda nao mudei mas vamos la ver.
nao tenho razao de queixa do motor ando muitas vezes depressa ja vim de vigo a descer e dei 215km/h e o motor ainda esta direitinho nao tenho defeitos apontar mesmo.
Registado
joao matias
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 13, 2009, 10:31:39 »

Pelas minhas contas deves fazer 30.000km por ano, o q deve ser suficiente para o 1.3 compensar, para além do futuro valor de retoma ser superior.

Quanto às mudanças de óleo no meu 500 com 8000km, ainda não  fiz nenhuma, mas penso q isso está relacionado ou com o uso (bom ou mau) do carro e parece-me q as primeiras unidades tinham mais esse problema.

Neste momento, se pudessem escolher teriam ido na mesma para o 1.3 em vez do 1.2 (até a nível de performances)?

Para escolher outro motor era o 1.4 ou o abarth (se tivesse € para isso), entre o 1.2 e o multiJet a escolha é fácil... diesel forever Grin
Registado
BTioL
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 13, 2009, 01:49:28 »

Para escolher outro motor era o 1.4 ou o abarth (se tivesse € para isso), entre o 1.2 e o multiJet a escolha é fácil... diesel forever Grin

Cool (abarth! Wink)

Obrigado pelas opiniões!  Wink

Já agora, Ped, sei que o teu motor foi reprogramado para 90 cv. E que terás garantia de fábrica (stand virtual). Sabes-me dizer se será a mesma programação que acontece para os actuais 1.3 90cv que equipam por exemplo o lancia musa?
E se não for indiscrição, quanto fica uma reprogramação numa oficina de confiança (se no futuro quiser fazer uma)  Wink

Desde já, muito obrigado!
Registado
SPaCuM
Full Member

Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 13, 2009, 04:35:12 »

Eu estou bastante satisfeito com o meu 1.2 Sport, consegue boas performances, é uma questão de boa utilização da caixa, mas, por conhecimento próprio, sei também que o motor Multijet é muito bom e poderoso mesmo, pelo que, se puderes, aconselho que compres a versão Multijet.
Quanto à reprogramação do carro, para aumentar a potência, também estou a pensar mandar fazer no meu... Já me falaram de valores na casa dos duzentos e tal euros, mas ainda não sei nada em concreto.
Registado
Ped
Global Moderator
Hero Member

Ver Perfil E-mail
« Responder #5 em: Julho 14, 2009, 04:44:39 »

o 1.2 e atmosferico isso reprogramado da em nada.
a nao ser debito de gasolina que dispara consumos o que no meu ver nao tem logica.
eu paguei pelos 300€ e feita pela fiat.
agora vou reprogramar para 115cv mas nao pela fiat.
Registado
xiapadai
Jr. Member
**

Ver Perfil E-mail
« Responder #6 em: Julho 14, 2009, 11:06:13 »

Concordo com o Ped, o 1.2 acho bom para quem não sai da cidade mesmo. O 1.3 e 1.4 são a cereja do 500, os melhores propulsores portanto para o dito.

Nesta ensaio ao 500c o test driver tem um 500 hatch 1.2 a gasolina com um ano mais ou menos (apesar de pouco rodado) e quando ensaiou o 500c com o 1.3 mjet ficou rendido aos seus encantos. Mas lá está aparentemente faz cidade a alguma auto-estrada por isso.

http://www.honestjohn.co.uk/road_tests/index.htm?id=396
Registado
SPaCuM
Full Member

Ver Perfil
« Responder #7 em: Julho 14, 2009, 05:29:35 »

Eu reitero a minha opinião sobre o meu 1.2 Sport: ando normalmente em percurso urbano e estou bastante satisfeito com a performance. Logicamente não posso concordar com o Ped quando ele diz que o carro não tem alma, mas, como já disse, concordo que, quem possa, deva comprar o Multijet e falo com experiência de causa, já conduzi esse motor em Puntos, Pandas e até no Lancia Ypsilone Sport Momo Design, e é realmente eficiente e potente. Portanto, BTioL, acho que existe unanimidade.

Quanto à reprogramação, confesso que ainda não me informei o suficiente, mas agradeço a dica, Ped. Vou aprofundar o meu conhecimento na matéria, antes de tomar qualquer decisão. Se não valer a pena, logicamente que não vou estoirar dinheiro à toa.
Registado
Ped
Global Moderator
Hero Member

Ver Perfil E-mail
« Responder #8 em: Julho 14, 2009, 08:40:46 »

achas que um 1.2 tem alma? =0
nao posso concordar nao mesmo a unica coisa que pode dar prazer
no barulho do carro a trabalhar de resto e impossivel mesmo =X
reprogramar um carro assim e mesmo dinheiro mal gasto a nao ser
que lhe consigas montar um turbo.
Registado
SPaCuM
Full Member

Ver Perfil
« Responder #9 em: Julho 14, 2009, 11:53:04 »

Sinceramente, acho que tem, pelo menos em cidade e percursos mistos. Claro que se andares só em auto-estrada sentes falta de um motor mais potente, mas pronto, a potência também se paga, talvez num próximo carro já possa ter mais potência de origem. É tudo uma questão de números. Ah, e sim, o barulho do carro a acelerar dá mesmo prazer, confesso.
Quanto à reprogramação, vou mesmo informar-me a sério sobre isso, para não fazer asneiras, mas se não valer a pena é da maneira que começo já a juntar dinheiro para um futuro carro mais potente.  Grin
Registado
xiapadai
Jr. Member
**

Ver Perfil E-mail
« Responder #10 em: Julho 15, 2009, 10:12:59 »

Spacum desses a gasolina o único que poderá ter um bocadinho de alma é o 1.4 100HP e quando tens as rotações bem altas (mesmo assim talvez devido a ser mais leve e com suspensões mais duras o Panda Sport com o mesmo motor é mais divertido), agora o 1.2  é tão suave e silencioso que nem notas quando metes o carro a trabalhar, ausência de vibrações e som...em termos de comportamento é civilizado e composto em zonas urbanas mas amorfo em estradas tipo as nortenhas, em alcatrão no centro e sul do pais é possível ter um andamento razoável com o 1.2 apesar de penalizar os consumos se calhar mais que com um 1.4 100HP.No aspecto da economia acima dos 100 kms/h o 1.3 é imbatível.

Registado
SPaCuM
Full Member

Ver Perfil
« Responder #11 em: Julho 15, 2009, 04:23:44 »

Quanto às versões a gasolina, são opiniões. Sinceramente, ainda nem experimentei o 500 1.4, portanto não posso fazer essa comparação, mas tem obrigação de ter uma performance muito melhor.
Mas como já disse e repito, o motor 1.3 Multijet é claramente mais potente e eficiente em termos de rendimento/consumo, disso não restam dúvidas.
Relativamente ao som/barulho, também te digo que não me agrada assim tanto o barulho e vibração de um motor a gasóleo com o carro parado, prefiro a tranquilidade e "civismo" do meu 1.2 a gasolina, claro que quando estamos a falar de andar a assapar em estrada aberta é outra coisa. Porém, eu normalmente ando em percursos urbanos em Lisboa e arredores, pelo que estou satisfeito.
Registado
xiapadai
Jr. Member
**

Ver Perfil E-mail
« Responder #12 em: Julho 15, 2009, 06:47:48 »

Sim em termos de conforto acústico o 1.2 é imbatível, e como disse não desilude em AE anda muito bem até, agora claro como referiste bebe mais que o 1.3.

Outra coisa que faz alguma diferença é o peso, com o 1.3  o peso do nariz é superior ao do 1.2 dai que o 1.2 seja mais agil em cidade que um 1.3?
Registado
Catarina Oliveira
transparente :D
Global Moderator
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #13 em: Julho 16, 2009, 02:00:56 »

é pah...ouvi dizer que nao presta!

......
 Grin
Registado

BTioL
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #14 em: Julho 16, 2009, 02:36:24 »

Obrigado pelas opiniões! É unanime: para o uso que vou dar, sem dúvidas os 1.3.
Agora é ver como as coisas de desenvolvem nos proximos tempos...  Lingua

é pah...ouvi dizer que nao presta!

......
 Grin

Achas?... Pois... sendo assim se calhar vou desistir dele...

LOL  Grin

Wink
Registado
Páginas: [1] 2
  Imprimir  

Ir para: