Carro novo leva óleo mais cedo! 14.000 km não é necessariamente mau. O meu honda vai de 15.000 em 15.000km levar óleo novo ...etc. Se a memória não me falha o meu carro foi á primeira revisão aos aos 12 ou 13.000 KM.
Eu não sei em que condições é que compras-te o carro e quanto tempo é que ele já tinha em termos de matricula. O que eu te posso dizer, de forma relativa, para te tentar ajudar ao máximo é o que se segue.Mas pode funcionar. Até agora comigo funcionou pode ser que funcione contigo. Quem não chora não mama!
1 - Lê o contracto da compra, informa-te sobre a lei das garantias (está na Internet) e analisa bem a tua situação. Liga ou manda uma carta para a Deco, não esperes é muito tempo.
2 - Relativamente aos "bugs" eles também tem que resolver o problema independentemente da desculpa que eles usarem. Se o carro para e não anda ou aparece um conjunto de avisos é porque há alguma coisa que não está bem.
3 - Se o problema da água não ficar resolvido entre outros! Não vais ficar com um veículo defeituoso. Portanto, pedes o livro de reclamações e os contactos da Marca mãe. Envias a reclamação por escrito, não por e-mail para a marca e para a Deco.
Ou então
4- Pedes para falares com o supervisor, gerente ou lá o que se chama hoje em dia, e expões a tua situação - passas directamente para quem está a cima. Não é com os gajos da recepção ou da oficina com quem tens que falar. Se o teu problema consecutivamente não for resolvido.
5 - Mas não falas com o tipo de forma compreensiva que é isso que eles querem.
Epá, és o cliente e és tu que mandas e mais nada. Se o produto está defeituoso e eles não te conseguem reparar o veículo vem um novo e pronto. Tens de ser bruto e duro, porque muitas vezes esta malta só percebe que tu não estás para brincadeiras assim.
5- Não quero parecer exagerado, mas se compras algo novo é para vir perfeito! E mais nada, seja com a Fiat a Mercedes ou a Bmw etc.
6 - Se mesmo assim as coisas não se resolverem contrata um advogado, que no caso de um carro, vale bem a pena. Além disso, não te esqueças que está abrangido na lei Portuguesa que em caso do produto ser defeituoso tem um prazo pelo qual pode ser trocado por um novo.
7 - Caso esse tempo expire, novamente pela lei, se não te conseguirem reparar o veículo vem um novo e isto pode acontecer quer o carro tenha dois meses ou 1 ano e 9 meses.
Tens tudo a teu favor, não podes é baixar as orelhas ao que eles te dizem.
Já tive problemas com a Sony, Toshiba, Sanyo, Honda, Mitsubishi e até com a vodafone. E as seguradoras, ui... essas é que são as mães da mãe!
Em tempo de garantia até agora nunca me levaram a melhor. É claro que em nenhuma das situações houve maus tratos ou lesões infligidas por mim ou por outros no produto. Nesses casos não te safas.
Já troquei de autorádio 2 vezes no meu Honda, á primeira eles bem que tentaram que eu pagasse o auto rádio de 250 €, á segunda nem me disseram nada, não paguei nem um nem outro.
Numa situação em que me bateram no carro por culpa de terceiros, a minha seguradora após 5 meses de espera não queria avançar com a reparação, só ordenaram a reparação do veículo duas semanas depois de lá ter ido porque os ameacei que retirava todos os veículos daquela seguradora. Como já lhes mexia no bolso...as coisas mudaram. Ironicamente 2 meses depois do carro arranjado mudei de seguradora na mesma!

Como vês opções é que não faltam!
Ps- já agora se lá o teu amigo fizer uma reparação no teu carro podes perder parte dos benefícios abrangidos pela garantia. Especialmente se for sobre o problema que queres reclamar.